domingo, 30 de setembro de 2012

Resumo da semana


Ataque à Maratona - Semana 14

Semana dura com intervalados, semi-longos, rápidos e a RTP Rock‘n’Roll Meia-Maratona Vodafone que, mesmo com uma semana dura e um calor acima da média, resultou num record pessoal.

Contagem: 4 Treinos + 1 Prova
Distância: 60,1 km
Tempo: 5:26:40 h:m:s
Ganho de elevação: 685 m
Velocidade Média: 11,1 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 146 bpm
Calorias: 5.127 Cal

Boas corridas... 



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Lisboa Urban Trail Night Race

No sábado à noite fui até ao Campo das Cebolas para um passeio diferente, o Lisboa Urban Trail Night Race.
Quando soube deste evento e, apesar dos trails, independentemente do género (ainda) não serem a "minha praia", achei que, só pelo facto de passar por bairros típicos da cidade, não poderia faltar.
E ainda bem que fui.

A adesão foi enorme, quer na corrida quer na caminhada. Estava um mar de gente, miúdos e graúdos, homens e mulheres, famosos e anónimos, era à escolha do freguês.
Os frontais na cabeça aliados às t-shirts reflectoras criavam uma visão diferente, única, de um pelotão iluminado.

Com o Ricardo e o Hélder antes da partida

Começamos à hora marcada em direcção ao Cais do Sodré, plano, para aquecer e enganar alguns menos informados.
Na Rua de São Paulo começou a festa, vá de subir até ao Bairro Alto. Curioso, ou talvez não, foi a quantidade de gente a andar com pouco mais de 1 Km de corrida.

Depois foi um misto de sobe-e-desce, mais sobe que desce, até à Calçada da Gloria onde descemos até aos Restauradores. Mas a descida era dura, mais dura que algumas subidas.
Passagem pelo Rossio e Praça da Figueira em direcção ao Martim Moniz. Zonas planas para recuperar o fôlego do primeiro berro.

A partir daqui é que a porca torceu o rabo. Foram cerca de 2 Km sempre a subir até ao Castelo de São Jorge, por ruas e ruelas, escadas e escadinhas, rampas e rampinhas, sítios que não conhecia (não sou muito dado aos Santos Populares) até ao abastecimento bem no interior do Castelo, a olhar para Lisboa bem iluminada e para a Ponte 25 de Abril, isto enquanto aguardava pelos meus companheiros que tiveram que dosear o esforço nas subidas. Eu aproveitei para subir, e subi bem.

Depois... foi mais do mesmo.
Mouraria, Castelo, Alfama, Graça, Panteão, restaurantes, tascas, fados e fadistas, guitarras e guitarristas, os moradores a ver e a aplaudir, ainda sem saber muito bem o que se passava, os clientes dos restaurantes mais interessados em quem passava do que no comer e no beber, os putos nos "Hi5", as bocas bairristas, sempre sem ofender os malucos com as luzinhas na cabeça e camisolas a brilhar... vi de tudo o que nunca tinha visto.

No fim, fui roubado, eu e todos. Roubaram-nos cerca de 3 Km de diversão. Foi uma desilusão quando a prova acabou com cerca de 9 Km. Este é o único reparo à organização.
O tempo, que pouco importa em função das vicissitudes (esta foi boa) da corrida, foi perto dos 69 minutos.


Para se perceber melhor, as fotos (que "roubei" por aí) falam por si. Obrigado aos fotógrafos que as partilharam.
E se houver próxima lá estarei.

Boas corridas...












domingo, 23 de setembro de 2012

Resumo da semana


Ataque à Maratona - Semana 13

Semana "curta" de recuperação, para na próxima semana aumentar a carga. Mas com muita subida, houve Lisboa Urban Trail Night Race. Desenvolvimentos um dia destes...

Contagem: 2 Treinos + 1 Prova
Distância: 33,0 km
Tempo: 3:26:42 h:m:s
Ganho de elevação: 549 m
Velocidade Média: 9,6 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 143 bpm
Calorias: 2.902 Cal

Boas corridas... 



domingo, 16 de setembro de 2012

Resumo da semana

Ataque à Maratona - Semana 12

Uma semana normal, para variar, com um óptimo treino no Jamor.

Contagem: 4 Treinos
Distância: 44,0 km
Tempo: 4:20:29 h:m:s
Ganho de elevação: 461 m
Velocidade Média: 10,1 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 143 bpm
Calorias: 3.582 Cal

Boas corridas... 


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dose Dupla - Lampas / Avante

Pois é, nunca me tinha dado uma destas, mas há sempre uma primeira vez.

Claro que não podia faltar ás Lampas, a minha primeira, e claro que não podia rejeitar uma "borla", ainda por cima perto de casa.

Mas vamos por partes...

Desde Março, altura que fiz a minha primeira meia-maratona, que já pensava na próxima. E a próxima era a 36ª Meia-Maratona S. João das Lampas.
"És maluco!!!" ou "Sabes onde te vais meter???" ou ainda "É a Meia mais dura do país...", ouvi de tudo, mas quanto mais ouvia mais me apetecia ir. E fui...

Cheguei cedo, como é hábito, e sozinho. Desta vez não arranjei companhia. Mas ir sozinho já me preocupou mais, agora não é coisa que me preocupe ou trave. Vou e pronto, até porque já vou tendo muitos amigos e conhecidos. E sempre aparece mais um, foi um prazer Filipe Fidalgo.

Logo à chegada sentia-se que esta não era uma corrida como as outras. Respirava-se algo diferente, caloroso, delicioso...
Levantei o dorsal e voltei ao carro para acabar os preparativos. Rapidamente estava na hora de aquecer e, à hora marcada, o tiro!!!

Comecei no fim, devagar, a ver as vistas a as pessoas, apoiantes e calorosas. Um primeiro "Olá" à Ana Pereira e ao Jorge Branco que cumprimentei pessoalmente pela primeira vez.
Quando saímos de S. João das Lampas aproveitei a descida para começar a evoluir.
Aproveitei uma conversa de ocasião para fazer a primeira "paragem", ligeiro abrandamento para alguns metros de companhia. Não tinha pressa, trocava uns minutos finais por alguns metros de conversa e companhia.
Durou até pouco depois dos 5 Km, numa das MUITAS subidas o meu companheiro vacilou e voltei a estar sozinho.

Sol de pouca dura, pouco depois apanho o Luís Parro e a esposa, outra "paragem". Mais umas conversas e mais umas risadas, boa disposição não falta.
O Luís ficou para acompanhar a esposa e eu continuei, mais uma tirada solitária até nova "paragem", desta feita com o o Franco Wudich e duas colegas dos Run4Fun. Foram vários Km's de amena cavaqueira só desfeita em mais uma subida.

Novamente sozinho cheguei a S. João das Lampas para aquela que, para muitos, é a altura mais difícil da prova, uma passagem na meta mas ainda a faltarem cerca de 8 Km para o final. Uma tortura psicológica anunciada que a mim me passou ao lado.

Logo a seguir apanhei o Paulo Caetano, outro velho amigo. Desta vez a companhia era para durar.

O Paulo anda bem e era a boleia ideal para o restante percurso.
Fomos juntos até ao 20º Km, altura que o Paulo me puxou para aumentar o ritmo. Acompanhei de perto enquanto me foi possível, quase até aos últimos 400 metros. Aí descolei e deixei-me rolar até à meta para terminar com 2h03m39s (2h04m14s). A média andou sempre perto dos 5:50 min/Km salvo algumas raras excepções.

SIM, VENCI AS RAMPAS!!!

Esta é uma daquelas que é para repetir, SEMPRE!!!
Ao Fernando Andrade e à sua equipa organizativa deixo uma palavra especial de reconhecimento pelo trabalho efectuado e com as dificuldades conhecidas. Esta foi por certo das provas mais bem organizadas em que participei, e porque não dizer A mais bem organizada.
 Km's identificados, relógios de 5 em 5 Km, abastecimentos em cada 5 Km, isotónico aos 15 Km, controlo de trânsito super eficaz, linha de meta única, saquinho final bem recheado, inclusive um pacote da melhor batata frita do mundo, melancia fresquinha, etc.
Também o público, a aplaudir, a incentivar, a puxar, a empurrar, as crianças à nossa espera para um "hi5", os chuveiros à porta de casa para que nos refrescássemos, etc.

Tudo isto faz desta Meia-Maratona aquela que é, segundo muitos, a MELHOR Meia-Maratona do país.
Vemo-nos na 37ª edição.


Como se as Lampas não bastasse, no domingo fui a uma das poucas borlas do nosso calendário, a Corrida da Festa do Avante.
Novamente fui cedo e sozinho (será que cheiro mal anda tudo na ronha?).
Como já esperava encontrei alguns "malucos" que, como eu, alinharam na dose dupla, o casal Parro e o Jorge Branco.

No aquecimento vi também o João Cravo, ele já a treinar e a aguardar o inicio da corrida.

Surpreendeu-me a afluência, diz-se que a rondar os 1500 atletas. Talvez pelo simbolismo ou pelo valor de inscrição inexistente, mas era um mar de gente bastante agradável.

Comecei algo lento, as pernas queixavam-se do treino rápido de 12 Km na 5ª feira e das Lampas. Mas à medida que avançava o peso aligeirava e, quase sem dar por isso, estava nos 5:20 min/Km.
Perto dos 5 Km fui abordado pelo Fernando Silva. Reconheceu-me dos contactos "bloguistas".
Fomos juntos num ritmo bem vivo, chegámos mesmo a baixar os 5 min/Km. Um ritmo louco (para mim, claro) que vinha de uma meia-maratona muito dura a menos de 24 horas e o calor apertava bastante.

Por volta dos 8 Km o Fernando ficou algo indisposto e teve que parar. Segui sozinho, nunca subindo os 5:10 min/Km.
Terminei bem com 58m55s, bem acima das minhas melhores expectativas.

Foi um óptimo fim-de-semana.

Boas corridas...


domingo, 9 de setembro de 2012

Resumo da Semana



Ataque à Maratona - Semana 11


Esta semana foi forte.
Depois de um treino lento e curto na 3ª feira seguiu-se um rápido de 12 Km na 5ª feira, a Meia-Maratona de São João das Lampas no sábado e a Corrida da Festa do Avante no domingo.
Foi puxado mas fez-se bem e com muito prazer. Desenvolvimentos nos próximos dias.

Contagem: 2 Treinos + 2 Provas
Distância: 50,50 km
Tempo: 4:43:33 h:m:s
Ganho de elevação: 544 m
Velocidade Média: 10,7 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 152 bpm
Calorias: 4.159 Cal

Boas corridas... 



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Resumo da semana


Ataque à Maratona - Semana 10

Com uma rápida visita ao Algarve tive que variar um pouco o plano. Apesar disso foi uma boa semana. E voltei a ultrapassar os 50 Km semanais.

No longo de domingo programado para 20 Km resolvi arredondar para os... 21,1 Km. Paranoias. ;)
Foi um bom longo, algo duro, feito na areia da praia e com vento contra na 2ª metade.

Esta semana virá (finalmente) a Meia-Maratona de S. João das Lampas e, para recuperar, nada melhor que os 12 Km da Corrida da Festa do Avante.

Vai ser uma óptima semana.

Contagem: 4 Treinos
Distância: 52,60 km
Tempo: 5:07:46 h:m:s
Ganho de elevação: 565 m
Velocidade Média: 10,3 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 147 bpm
Calorias: 4.344 Cal

Boas corridas... 

domingo, 2 de setembro de 2012

Resumo - Agosto

A caminho da Maratona.

Mês sem provas, mas com duas actividades muito engraçadas, a Rota da Biodiversidade e o treino nos Trilhos do Monsanto. Além dos Treinos Lunares que já começam a ser um hábito.
O Setembro já vai ser bem recheado com duas Meias-Maratonas (Lampas e Vasco da Gama) e o Lisboa Urban Night Trail, este último uma novidade "à experiência".


Contagem: 17 treinos 
Distância: 177,71 km
Tempo: 17:37:39 h:m:s
Ganho de elevação: 2.327 m
Velocidade Média: 10,1 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 145 bpm
Calorias: 14.839 Cal


Boas corridas...