segunda-feira, 11 de março de 2013

Corrida das Lezírias 2013

Começando pelo fim, acabei os cerca de 15 Km's com 1h16m43s (tempo Garmin) que se reflectiu numa melhoria de quase 6 minutos em relação à edição do ano passado.

Dito assim até parece que foi bom... e foi. Mas nem tudo foram "rosas".

Passava pouco das 9h quando me encontrei com o Gonçalo e com o Hélder para uma das provas mais interessantes e diferentes que já fiz.
Não tinha grandes objectivos para esta prova mas contava baixar da 1h15m. As últimas prestações davam-me essa esperança e em Cascais passei aos 15 Km's por volta da 1h13m. Só não contei com a má semana que tinha tido.

Depois do fim-de-semana passado ter sido algo massador para as pernas e não ter tido a recuperação devida, por motivos vários só fiz um treino esta semana. Aliado a isto, uma alimentação algo descuidada e umas "mudanças" na véspera não ajudaram ao estado físico deste domingo.

Além de tudo isto, prevendo alguma lama, levei uns ténis que já não calçava há alguns meses para não sujar/estragar os habituais.
A organização acabou por alterar o percurso devido ás más condições de algumas zonas e lama nem vê-la, felizmente.

Depois de pôr a conversa em dia e do aquecimento lá partimos à hora marcada.

O 1º Km foi o mais lento em função do aglomerado inicial mas pouco depois arranquei com o Gonçalo para o nosso ritmo habitual, rapidamente baixámos os 5 min/Km, ritmo que iríamos manter até cerca dos 10 Km.

Depois de passarmos a ponte entrámos nas Lezírias. O piso estava bem melhor que o esperado e, apesar da chuva, as poças eram poucas.
As alterações fizeram com que o percurso nas Lezírias fosse feito em ida-e-volta. Se por um lado obrigou a atenção redobrada quando começaram a passar os primeiros, também ajudou a distrair. As caras conhecidas eram muitas, e algumas ficaram por detectar.

O ritmo mantinha-se perto dos 4:50 min/Km, mas desde o inicio que sentia as pernas mais pesadas que o normal. No 11º Km voltei ao minuto 5 por Km para não mais o largar.
Nesta fase entrou em acção o Gonçalo. Apesar de estar bem melhor que eu fez tudo para me incentivar e puxar, mesmo depois de lhe ter dito várias vezes para seguir o ritmo dele.
Ainda tive umas reacções ténues que terminaram no regresso ao alcatrão com a subida da ponte de volta a Vila Franca de Xira.

Doseei o esforço e o Gonçalo arrancou. Fui subindo o melhor que conseguia e aproveitei a descida na 2ª metade da ponte para recuperar o fôlego. Ainda tinha esperança de fazer um brilharete final. Mas quando endireitou não havia muito mais força.

Pouco depois de entrar em Vila Franca vejo o Gonçalo em ritmo de passeio à minha espera. Era mais uma tentativa para me rebocar. Incansável no apoio tentou de tudo mas eu não respondia. Senti que se forçasse podia arriscar uma lesão e por esta altura a 1h15m já era.
Preferi não forçar e rolar até à meta. O Gonçalo acelerou para um final mais rápido e eu lá fui indo.
Curiosamente, parecia que ia mais devagar do que realmente ia. Apesar das dificuldades ainda fiz os últimos 2 Km's numa média próxima dos 5:10 min/Km.

Foi mais uma boa experiência e um alerta para não facilitar. Se há quem possa parar uma ou duas semanas sem se notar eu não sou desses, definitivamente. Se facilitar já era...

A organização, no que me apercebi, esteve bem. Dois abastecimentos no percurso mais um no final com água XXL e fruta.
Segundo já soube parece que, ao contrário do anunciado, foram entregues dorsais no dia da prova. Houve que alterasse rotinas para se poder deslocar à Xistarca ou mesmo a Vila Franca porque não poderia levantar dorsais no próprio dia. E depois parece que até se podia.
Se foi assim não me parece de todo justo.

A próxima, caso a Vodafone App seja real, será a Meia-Maratona de Lisboa.

Até lá, boas corridas!!!

Apesar de tudo um sorriso



14 comentários:

  1. Parabéns por mais um excelente tempo e evolução

    És como eu. Basta uma ligeira paragem e recuo logo... :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Apesar das dificuldades fizeste uma bela corrida. As paragens são sempre uma incognita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mas custa aceitar depois do passado recente.
      Mais uma para aprender. ;)

      Abraço!!!

      Eliminar
  3. Numa situação normal fazias muito abaixo de 1h15.
    Mesmo assim foi muito bom. Eu fiz 1:17:47 mas acabei à rasca.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Se há sorriso no final isso é que é o mais importante!
    Mais uma optima prova Pedro. Parabéns!
    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
  5. Bom resultado!
    Eu fiz em 1h28m. Ainda tenho uns quilinhos a perder antes de conseguir aumentar o ritmo...
    Abr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo.
      E os quilinhos vão com calma e com treino. Sei do que falo. ;)

      Abraço!!!

      Eliminar
  6. Parabéns! Não sendo fácil (se fosse não tinha piada") a prestação foi excelente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Obrigado Jorge.

      Abraço!!!

      Eliminar
    2. Olá Pedro!
      Fantástico! A meia de Lisboa vai ser "piece of cake" ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Vamos ver Ligia, vamos ver... ;)

      Beijos!!!

      Eliminar