terça-feira, 21 de maio de 2013

Trilhos D'Almada 2013

Mais cedo que o previsto fiz a minha estreia numa prova de trilhos.
Duas desistências na equipa de um amigo fez-nos estar presentes nos Trilhos D'Almada, eu na prova principal e a Carla na caminhada. E gostámos... bastante.

Não sabendo eu o que iria encontrar foi com bastante agrado que verifiquei que o grau de dificuldade era identificado como "médio/baixo". Nada melhor para uma estreia, até porque ainda não "mora" lá em casa nenhuns ténis adequados ao "trail running".

Com um número de participantes bem inferior ao que estou habituado nas provas de estrada, depressa entrámos no espírito "familiar" do evento.
Conversa em dia com vários amigos e, ao som do apito de partida dado pelo Alberto Chaiça, o padrinho da prova, lá fomos entrando pela Base do Alfeite.

O "speaker" de serviço já tinha informado que a prova seria 20% alcatrão e 80% trilhos, estradões e praia. Belo desafio.

Até perto dos 4 Km's o percurso foi maioritariamente trilhos com um sobe-e-desce constante, sempre dentro da mata do Alfeite, apenas com breves transições em alcatrão.
Após o abastecimento aos 4 Km's entrámos num estradão de terra batida que nos levaria até à Baía do Seixal. Foram cerca de 3 Km's de ritmo calmo o que permitia a converseta da boa, quer entre atletas quer também com os vários auxiliares que nos iam indicando o caminho quando assim era necessário, sempre com boa disposição.

Por volta dos 8 Km's entrámos então na praia para pouco mais de 2 Km's de areia. Foi uma fase de maior esforço visto a areia estar mole, mesmo na zona molhada. Mas depois de encontrar o ritmo certo até se fez bem.

No final do areal voltámos à terra batida no regresso ao interior da base.
Passagem pelo mesmo ponto de abastecimento, desta feita já com 11,5 Km, onde começámos a partilhar o percurso com o pessoal da caminhada.

Daqui até à meta foi a rolar, aproveitando as descidas para embalar um pouco.
Terminei os cerca de 13,5 Km's de prova com 1h24m.

Resumindo, apesar de já ter feito treinos parecidos em Monsanto, alguns até com maior dificuldade, gostei bastante da experiência. A organização foi bastante positiva sem reparos da minha parte.
Fica aberta a porta para outras provas do tipo, desta feita com um pouco mais de dificuldade e com uma distância maior.

Obrigado ao Vítor pelas fotos que roubei.
Mais fotos da prova aqui.

E no próximo domingo há a V Meia-Maratona na Areia.

Boas corridas!!!





8 comentários:

  1. Mais uma experiência para o currículo!

    Boa Meia no domingo, um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade João, a ver se começo a variar para não enjoar. ;)
      Obrigado.

      Abraço!!!

      Eliminar
  2. Parabéns pela estreia oficial! É bom não é? Não é assim tão duro quanto parece. Além do mais as articulações não sofrem tanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sílvio.
      Sim, gostei, mas como disse foi muito dentro do que já tinha feito em treino. Mas vamos "atacar" outros mais durinhos para perceber o que é um trail "a sério". ;)

      Abraço!!!

      Eliminar
  3. Bela estreia nos trilhos. Que essa tenha servido de aperitivo para outras. Boa semana e boa Meia na Areia. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serviu com certeza.
      Vê se te pões bom para fazermos uma aventura juntos. Que tal? ;)

      Abraço e as melhoras!

      Eliminar
  4. Parabéns pela estreia!
    Venham mais!

    Eu tenho alguma curiosidade de como será correr em areia, então uma meia maratona em areia...não deve ser nada fácil. Força para domingo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isa, correr em areia nos treinos lunares é quase como estrada (tens que aparecer, vais gostar). Se na meia da areia estiver parecido não será mau. Mas é a primeira vez, vamos ver como corre.

      Beijos!!!

      Eliminar