domingo, 31 de março de 2013

"O Sr. Arquitecto"

Hoje tive conhecimento de uma publicação do meu Amigo Fernando Andrade no seu blog que resolvi partilhar. Não ficava bem comigo se não o fizesse até porque cerca de 80% dos atletas de pelotão (onde me incluo) são visados neste "post".

Acho que o Fernando não se vai importar...

Vejam aqui o que pensam de nós...


segunda-feira, 25 de março de 2013

23ª Meia-Maratona de Lisboa EDP

 Mais uma bela manhã desportiva que esteve quase para não ser.
Já tinha decidido não participar nesta prova, principalmente pela questão financeira. Até que tive conhecimento de uma aplicação da Vodafone que oferecia inscrições. E ofereceu mesmo!!!
Mais cedo que o previsto ia atacar o meu próximo objectivo à meia-maratona, baixar a 1h45m.


Cheguei cedo à Praça das Portagens e rapidamente encontrei pessoal conhecido, muitos, que ajudou a passar o tempo até à chegada do Fernando.
Ficámos bem posicionados, como queria, bem na frente do pelotão, ficando só os VIP's entre nós e o tabuleiro da Ponte 25 de Abril. Para trás eram quase 40.000 pessoas.


Quanto à prova, vamos por partes...

Etapa 1 de 3 - Até aos 8 Km's
Começámos rápido, e sem o habitual e tão necessário aquecimento, as pernas pesavam como chumbo.
Mesmo assim arrancámos abaixo dos 5 min/Km e só quando começámos a descer a partir do meio do tabuleiro é que as pernas estabilizaram.

Num ápice estávamos nos 5 Km e comecei a sentir um cansaço anormal. Ainda assim ia conseguindo manter o ritmo e a companhia do Fernando e do par Tiago e Vitório sempre por perto, o que ajudava a distrair.
O sol estava a fazer mossa, era desconfortante o calor que sentia e dificultava-me a respiração. Parece que a humidade também era elevada e muitos outros também passaram dificuldades.

Aos 7 Km comecei a ter dificuldade em manter o ritmo e optei por não forçar. Ainda faltava muito.

Etapa 2 de 3 - Dos 8 aos 12 Km's
No abastecimento à chegada ao Cais do Sodré perdi contacto com o Fernando e o "afunilamento" no novo troço da Av. Ribeira das Naus fez com que o perdesse de vista. Antes já o Tiago e o Vitório tinham seguido  no seu ritmo.

O empedrado não estava nada confortável e, na viragem, começou-se a sentir o vento de frente. Seria companhia até à viragem em Algés. Nesta fase já o relógio marcava valores acima dos 5 min/Km. Foi uma luta intensa.

Já perto de Santos sou apanhado pelo balão da 1h45m, "conduzido" pelo Carlos Lopes, que tinha deixado para trás ainda em cima do tabuleiro. Foi quando comecei a pensar que talvez não fosse desta...

Etapa 3 de 3 - Dos 12 aos 21 Km's
Já perto de Alcântara sou abordado por "alguém que lê blogs" e que me pergunta se sempre vou para o record. "Não sei, está difícil...", respondo e aproveito para me distrair. Resultou, despeço-me e sigo. Obrigado ao seguidor anónimo, apesar de curta a conversa animou-me. E as melhoras na recuperação da lesão. ;)

Durante a conversa já levava um gel na mão, o único que levei. E em boa hora o fiz.
Não sei se foi mesmo do gel ou se foi psicológico mas o que é facto é que, alguns minutos depois, comecei a sentir-me melhor, mais leve e solto.

O ritmo aumentou ligeiramente, estava a testar-me. Será que recuperei ou foi só uma ligeira melhoria?
Com o passar dos quilómetros o bem-estar não desapareceu e comecei a forçar um pouco mais o ritmo. Foi uma evolução constante que duraria até à meta.
Os números voltaram a estar a meu favor mas sabemos como o GPS não é totalmente fiável. Tinha que contar com isso e dar um "desconto" aos números do relógio.

Até Algés fui passando muita gente o que ajudava na motivação. Isto e os vários incentivos do pessoal conhecido.

Depois da viragem era para esgotar as (poucas) energias que restavam. O abastecimento foi mais para refrescar o corpo do que para beber. Mas estava bem e o ritmo nos últimos quilómetros rondou os 4:40 min/Km.
Na viragem para a recta da meta vi o tempo oficial, 1h43m. Estava feito, faltavam poucos metros.

Cortei a meta com 1h43m46s e tinha atingido o meu objectivo. Com um sabor especial em função das dificuldades.

Há exactamente um ano atrás estreei-me na distância com 1h54m20s. Melhorei quase 11 minutos num ano. E também o meu melhor tempo foi batido em cerca de 5 minutos.

Agora vou gozar o momento, fazer mais algumas meias-maratonas e pensar em novos objectivos. Para já, o próximo é mesmo a nova Maratona de Lisboa. O resto se verá...

Quanto à organização, nada a apontar... excepto o valor das inscrições. Será que, com tantos patrocínios e tantas inscrições não seria possível ajustar o valor para a nossa realidade?

Boas corridas...



Melhor era impossível!

Com o Fernando, Speedy Gonzales.

Com o Tiago.

Com o Dinis, estreia na Mini.
Quem sabe um futuro campeão.



quinta-feira, 21 de março de 2013

O próximo objectivo (já???)

Pois é, de uma forma algo inesperada lá vou eu para o meu 2º objectivo real à meia-maratona.

Depois do 2-em-1 de à um ano atrás (completar a primeira meia-maratona e baixar das 2h), os tempos foram evoluindo naturalmente mas sem grandes preocupações, até porque a maioria das meias do ano passado estavam incluídas na preparação para a Maratona de Lisboa.

Este ano tinha como novo objectivo baixar da 1h45m, só não sabia quando seria.
Apesar da vontade de voltar à ponte, tinha já posto de parte a minha presença na Meia-Maratona de Lisboa deste ano, principalmente pelo valor das inscrições mas também pela logística associada à prova (sou mais de partida e chegada no mesmo local... pancas...).

Mas eis senão quando, num sábado recente, vejo nas redes sociais a publicidade de uma aplicação da Vodafone que oferecia inscrições, DE BORLA!
E porque não tentar?
Resultado, 2 minutos depois da inscrição chegou o e-mail de confirmação. LINDO!!!

Ontem já levantei o dorsal e no domingo lá estarei para tentar então o meu novo objectivo, mais cedo que o esperado, atacar a 1h45m.

A todos os que estarão também presentes, com ou sem objectivos, "desejo-nos" uma excelente prova a todos!

Boas corridas!!!



segunda-feira, 11 de março de 2013

Corrida das Lezírias 2013

Começando pelo fim, acabei os cerca de 15 Km's com 1h16m43s (tempo Garmin) que se reflectiu numa melhoria de quase 6 minutos em relação à edição do ano passado.

Dito assim até parece que foi bom... e foi. Mas nem tudo foram "rosas".

Passava pouco das 9h quando me encontrei com o Gonçalo e com o Hélder para uma das provas mais interessantes e diferentes que já fiz.
Não tinha grandes objectivos para esta prova mas contava baixar da 1h15m. As últimas prestações davam-me essa esperança e em Cascais passei aos 15 Km's por volta da 1h13m. Só não contei com a má semana que tinha tido.

Depois do fim-de-semana passado ter sido algo massador para as pernas e não ter tido a recuperação devida, por motivos vários só fiz um treino esta semana. Aliado a isto, uma alimentação algo descuidada e umas "mudanças" na véspera não ajudaram ao estado físico deste domingo.

Além de tudo isto, prevendo alguma lama, levei uns ténis que já não calçava há alguns meses para não sujar/estragar os habituais.
A organização acabou por alterar o percurso devido ás más condições de algumas zonas e lama nem vê-la, felizmente.

Depois de pôr a conversa em dia e do aquecimento lá partimos à hora marcada.

O 1º Km foi o mais lento em função do aglomerado inicial mas pouco depois arranquei com o Gonçalo para o nosso ritmo habitual, rapidamente baixámos os 5 min/Km, ritmo que iríamos manter até cerca dos 10 Km.

Depois de passarmos a ponte entrámos nas Lezírias. O piso estava bem melhor que o esperado e, apesar da chuva, as poças eram poucas.
As alterações fizeram com que o percurso nas Lezírias fosse feito em ida-e-volta. Se por um lado obrigou a atenção redobrada quando começaram a passar os primeiros, também ajudou a distrair. As caras conhecidas eram muitas, e algumas ficaram por detectar.

O ritmo mantinha-se perto dos 4:50 min/Km, mas desde o inicio que sentia as pernas mais pesadas que o normal. No 11º Km voltei ao minuto 5 por Km para não mais o largar.
Nesta fase entrou em acção o Gonçalo. Apesar de estar bem melhor que eu fez tudo para me incentivar e puxar, mesmo depois de lhe ter dito várias vezes para seguir o ritmo dele.
Ainda tive umas reacções ténues que terminaram no regresso ao alcatrão com a subida da ponte de volta a Vila Franca de Xira.

Doseei o esforço e o Gonçalo arrancou. Fui subindo o melhor que conseguia e aproveitei a descida na 2ª metade da ponte para recuperar o fôlego. Ainda tinha esperança de fazer um brilharete final. Mas quando endireitou não havia muito mais força.

Pouco depois de entrar em Vila Franca vejo o Gonçalo em ritmo de passeio à minha espera. Era mais uma tentativa para me rebocar. Incansável no apoio tentou de tudo mas eu não respondia. Senti que se forçasse podia arriscar uma lesão e por esta altura a 1h15m já era.
Preferi não forçar e rolar até à meta. O Gonçalo acelerou para um final mais rápido e eu lá fui indo.
Curiosamente, parecia que ia mais devagar do que realmente ia. Apesar das dificuldades ainda fiz os últimos 2 Km's numa média próxima dos 5:10 min/Km.

Foi mais uma boa experiência e um alerta para não facilitar. Se há quem possa parar uma ou duas semanas sem se notar eu não sou desses, definitivamente. Se facilitar já era...

A organização, no que me apercebi, esteve bem. Dois abastecimentos no percurso mais um no final com água XXL e fruta.
Segundo já soube parece que, ao contrário do anunciado, foram entregues dorsais no dia da prova. Houve que alterasse rotinas para se poder deslocar à Xistarca ou mesmo a Vila Franca porque não poderia levantar dorsais no próprio dia. E depois parece que até se podia.
Se foi assim não me parece de todo justo.

A próxima, caso a Vodafone App seja real, será a Meia-Maratona de Lisboa.

Até lá, boas corridas!!!

Apesar de tudo um sorriso



Resumo de Fevereiro

Mês curto, em tempo e em treinos, mas com óptimas prestações nos 20 Km de Cascais e no GP Atlântico, que se traduziram nos dois melhores tempos para estas distâncias.

Houve também um evento especial e bastante agradável, organizado por alguns membros dos Run 4 Fun, a Corrida Solidária Padaria Portuguesa.

Além de tudo isto atingimos as 20.000 visitas no blog. 
Obrigado a todos.


Contagem: 13 Treinos + 2 Provas
Distância: 140,00 km

Tempo: 12:34:52 h:m:s
Ganho de elevação: 1.590 m
Velocidade Média: 11,1 km/h
Ritmo Cardíaco Médio: 149 bpm
Calorias: 11.088 Cal
 
 
Boas corridas!!!




terça-feira, 5 de março de 2013

Corrida da Árvore 2013

 Por ausência forçada de amigos aproveitei a inscrição e fui à Corrida da Árvore.

Não estava previsto ir "competir" e aproveitei o treino de véspera para fazer um semi-longo de 15 Km com algumas subidas.
Antes da corrida encontrei o Vítor a fazer quilómetros e aproveitei para um aquecimento mais longo que o previsto.

À hora marcada partimos para um passeio pelo Monsanto com umas boas subidas e umas descidas ainda piores.

A prova não teve grande história.
O primeiro quilómetro foi calmo mas depois o ritmo aumentou. Fui andando num ritmo vivo, não embalando demais nas descidas e tentando o melhor andamento possível nas subidas, apesar do "peso" do treino de véspera fazer-se sentir.
Pouco depois do 8º quilómetro começava a última subida, longa e com um final agressivo. Subi bem e ainda deu para fazer os últimos 500 metros perto dos 4:10 min/Km.
Acabei os 10 Km's com 50m20s, tempo Garmin.

Apesar de não estar previsto nenhum objectivo, fiquei algo decepcionado com os 21 segundos que faltaram para baixar os 50 minutos, culpa do 1º quilómetro mais lento. Curiosamente tinha falado exactamente deste assunto com o Vitor, o facto de, por vezes, o começo lento poder hipotecar o tempo final. Neste caso não é importante mas serviu de exemplo para situações futuras.

A organização esteve impecável, da minha parte sem nada a apontar.

No domingo vou ás Lezírias, ainda sem objectivo. Será para baixar a 1h15m se o terreno estiver seco ou para passear na lama caso a chuva não pare. Vamos ver...

Boas corridas!!!