sábado, 8 de março de 2014

A (quase) meia-maratona de Cascais

Pois, com o meu atraso dá nisto, já foi tudo dito sobre a prova e já se bateu tudo o que havia para bater (e
mais) na organização.

Não quero repetir o que tantos já escreveram mas é inevitável falar na organização, ou na falta dela.
A entrega dos dorsais, a ausência da já mítica t-shirt com os nomes dos "finishers" do ano anterior, o atraso na partida, as caixas de partida, a falta de água e o quilometro extra.
Foi muita coisa má que aconteceu numa prova muito boa, das melhores que já participei.
No entanto tenho que ser justo, onde no passado outros se esconderam atrás de desculpas esfarrapadas a HMS SPORTS na pessoa do seu director geral, prontamente deu a cara, sem medo, sem tentar justificar o injustificável, sem acusações, somente assumindo a culpa e prometendo melhorar no futuro. Grande atitude.

Objectivo único, melhorar o tempo de 2013.
Ao "tiro" estava ainda fora da caixa Sub1h45, já com muitos atletas das caixas "mais lentas" à minha frente.
Comecei lento mas a subida logo no primeiro quilometro ajudou a esticar o pelotão, o que permitiu não perder muito tempo em relação ao proposto.
A minha ideia era ajustar o ritmo entre 4:30 min/Km e 4:40 min/Km, o que consegui fazê-lo na maior parte do percurso, mesmo nas zonas de subida.

Apesar da volta inicial ainda dentro de Cascais ter sido diferente foi no retorno já no Guincho que comecei a pensar que algo não estaria correcto. A confirmação veio quando vi uma placa de 16Km aos 17Km.
Como conheço a zona percebi que a prova não ia terminar aos 20Km e guardei o "forcing" final para mais tarde que o previsto. Estratégia acertada, até porque tinha feito 10Km na véspera a um ritmo nada aconselhável para o dia antes de uma prova, e as forças já não eram muitas.

Acabei os tais 21Km em 1h37m11s, mais 16s que o tempo de 2013 mas para 20Km.
Objectivo cumprido já que aos 20Km devo ter passado por volta da 1h33m de prova.

Espero em 2015 voltar a Cascais e, mantendo-se a HMS SPORTS a organizar, faço votos que mostrem a qualidade que já nos habituaram noutras provas, aproveitando as várias criticas para resolverem todas as questões que este ano falharam.

Fui...




2 comentários:

  1. Foi um tempo bastante bom para uma meia! Vais no Domingo à de Lisboa? Eu não fui a essa prova, mas no fim de tudo o que já li apetece-me fazer um post a desancar na HMS ahah

    ResponderEliminar