quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Novidades (mas só para meninas)!!!



Este post é exclusivo para meninas, meninos só podem ler se se comprometerem a informar as namoradas, esposas, amigas, mães, mulherio no geral…

Vou-vos contar uma novidade espectacular!

Foi criado um novo projecto que dá pelo nome "Tudo no sítio!" pelas meninas do grupo Correr Lisboa.

O que é este projecto?
Este projecto é, nada mais nada menos, que um grupo fechado para meninas, onde reinará a prática de exercício físico. Podem fazer parte dele aqui.

Quantas de nós já se sentiu desmotivada por treinar sozinha, sem um grupo divertido que nos anime e que nos faça sair de casa para pôr as pernas a mexer?
A mim acontece para aí… deixem cá ver… quase todos os dias!

Para as meninas que como eu gostam de galhofa aliada ao exercício, não há nada melhor que se juntarem a nós.

Iremos fazer 1h de treino variado por semana. 
Teremos caminhada activa, dois níveis de corrida e exercícios localizados, mais informações aqui.

A boa disposição e o espírito de entreajuda são os factores principais para poderem fazer parte deste grupo, se não têm nenhuma destas virtudes nem vale a pena aparecerem, não vão entrar! J

Todas as 4ª feiras, pelas 19h30, no Parque das Nações, junto ao Hotel MYRIAD, vamos estar todas juntas para mexermos o rabo.

O projecto arranca já na próxima 4ª feira, dia 5 de Fevereiro, e terá a duração de 16 semanas, terminando a 4 de Junho.

Vamos lá meninas, quem se junta a nós?

Carla 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

OLÁ CORRER LISBOA!

Quando, em Abril de 2013, anunciei aqui a oficialização dos BIP-BIP RUNNERS, éramos cerca de 10 elementos. A estes viriam a juntar-se mais alguns num grupo de amigos cada vez maior.
Claro que, apesar de todas as questões relacionadas com uma equipa desportiva, não somos uma equipa à séria. Não fazemos exigências nem pedimos obrigações e cada um faz a sua própria gestão atlética. No fundo continuamos um grupo de amigos que correm, como e quando querem e podem.

No entanto, por vários motivos, o grupo tem vindo a perder dinâmica e dimensão. Alguns elementos saíram do pais, outros têm estado parados (ou quase) e outros ainda que, por uma ou outra razão, estão mais afastados do grupo ou, até mesmo, ligados a outros grupos.
Como é lógico, não havendo obrigações, nada disto é anormal.

No final do ano passado tivemos (eu e a Carla) alguns convites de amigos que nos levou a equacionar a possibilidade de também nos juntarmos a outro grupo de corrida.
E se, inicialmente, seria algo para encarar com naturalidade e tranquilidade, essa tranquilidade foi "abalada" na altura em que esses convites foram multiplicados por vários grupos de corrida.

Resolvemos então equacionar todos os prós e contras e aceitámos o convite do CORRER LISBOA.


Lamentavelmente não podíamos aceitar todos os convites que nos foram feitos mas o que muda é só a camisola, a amizade continua intocável.

Resumindo, os Bip-Bip Runners mantêm-se tal como até aqui mas não estranhem quando nos virem por aí de "Vicente" ao peito.
E a estreia é já no próximo domingo no GP Fim da Europa.

Boas corridas a todos e saúdinha da boa!!!







segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Resumo de 2013

Pois é, lá vem o habitual resumo do ano. Faz parte...

Posso considerar 2013 como o ano da afirmação. Depois do início em 2010 só para perder quilos, um 2011 com algumas lesões e um 2012 com muito “rolar”, 2013 foi rotulado, logo após a Maratona em Dezembro de 2012, como sendo o ano para levar isto um pouco mais a sério. Eram precisos mais quilómetros e mais quilómetros com qualidade.
Foi um ano de evolução, evolução física e mental, com reflexos imediatos nos tempos de prova. Consegui melhorar todos os meus tempos, 10 km, 15 km, meia-maratona e maratona.
Só se mantém o ligeiro amargo de ainda não ter baixado os 75 minutos aos 15 Km.

Com excepção da Maratona, foi o ano de afirmação dos tempos Sub 5:00 /Km. E aos 10 Km já é mesmo Sub 4:30 /Km.

Foi também o ano da Maratona. Como escrevi na altura “Não foi a 1ª mas foi a Nº1”.

A ausência de lesões também ajudou a não perder a forma. Em Fevereiro próximo faz 2 anos que não tenho uma lesão impeditiva de treinar.
Sabemos que as lesões aparecem do nada e quando menos esperamos, mas não será coincidência o facto de ter evoluído também na técnica de corrida. Ainda não está perfeito mas vai no bom caminho.

Os números:
Contagem: 182 Treinos + 29 Provas
Distância: 2.265,72 km
Hora: 213:05:26 h:m:s
Ganho de elevação: 23.697 m
Veloc. média: 10,6 km/h
RC méd.: 147 bpm
Calorias: 183.235 C

Curiosamente, estes resultados estão muito em linha com o ano anterior, em alguns pontos até inferior, o que mostra a qualidade do trabalho efectuado.

Para 2014 espero continuar a evolução, sabendo que o limite deverá estar perto.
Conto fazer mais uma maratona (talvez duas), cimentar o Sub-45 aos 10 Km e chegar o mais perto possível da 1h35m à meia-maratona. Vamos ver...

Boas corridas e saúdinha da boa!!!




quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

As minhas São Silvestres (ou o “triplete” 46)

Se a minha primeira presença na São Silvestre da Amadora estava agendada já há um ano, só mais recentemente decidi estar presente na São Silvestre de Lisboa. A presença na São Silvestre dos Olivais foi-me oferecida na véspera.
Era um desafio interessante, três provas em quatro dias. E ainda com um treino de 10 Km no dia de “descanso”. 

Em resumo:

6ª São Silvestre de Lisboa
Decidi fazer o melhor possível para encostar nos 45 minutos.
Começo sempre difícil, com muita gente, o que quase que inviabiliza qualquer esperança de bons tempos quando esses tempos estão bem em cima do nosso limite físico actual. O que se perde no início dificilmente se recupera.

Começo perto do marcador dos 45 minutos, que ia lento. Só perto dos 4 Km’s consegui passá-lo em definitivo. Até aos 7 Km’s fui perto do objectivo que caiu por terra no início da subida da Av. da Liberdade. Nada que me surpreendesse, já contava com isso.
Subi como pude e desci rapidamente confortável.

Tempo final de 46m08s.

Organização à altura da festa excepto um “bengaleiro” muito mal organizado. A organização já reconheceu o erro e prometeu resolvê-lo na próxima edição.


25ª São Silvestre dos Olivais
Esta caiu-me no colo na véspera. Sem estar prevista iria fazer o que as pernas deixassem. Estranhamente, depois da São Silvestre de Lisboa dois dias antes e mais um treino de 10 Km’s na véspera, as pernas não se queixavam.
Apesar da dificuldade elevada do percurso, com três ou quatro subidas difíceis, consegui manter o ritmo médio perto dos 4:40 min/Km até ao fim.

Tempo final de 46m50s.

Organização sem reparos.


39ª São Silvestre da Amadora
Se a condição física e a disponibilidade o permitirem não mais falharei a Amadora. “Reservada” há um ano não me decepcionou.
Mais uma vez iria como fosse possível. Além da dificuldade do percurso não sabia como iriam reagir as pernas ao esforço das vésperas.
E, uma vez mais, reagiram muito bem. Ou será que foi o fantástico público “amadorense” constante que não nos permite qualquer facilitismo? Não falharei por muito se afirmar que, em 10 Km’s de prova, teremos no máximo 500 metros sem público. E público que apoia, muito à imagem do que se passa em Peniche na Corrida das Fogueiras.
Seja qual for a razão, o que é facto é que consegui manter o meu ritmo médio no mesmo patamar dos dias anteriores.

Tempo final de 46m46s.

Um reparo só em relação à organização. O abastecimento encontrava-se numa única mesa logo após uma curva apertada numa zona rápida no final de uma descida. Resultado, não abasteci. Quando vi estava do lado contrário da estrada e a passar pela dita mesa. Lá se foi o abastecimento.


Resumindo, consegui fazer as três provas num bom ritmo competitivo. Apesar das dificuldades dos percursos acabei todas dentro do minuto 46, e sem qualquer aparente quebra física.

Apesar de ser por motivos diferentes deixo aqui uma palavra de apreço à Marta Andrade, ao Tiago Rodrigues e ao Luís Boleto que estiveram directamente ligados a estes resultados.

E venha um 2014 cheio de coisas boas, saúde, trabalho e muitos quilómetros.

Ah, e muita Amizade!!!