terça-feira, 30 de dezembro de 2014

As minhas (não) São Silvestres

Foi como um clique no botão do rato, agora estás bem e depois já não estás.
E, quase 3 anos depois da última, eis que estou parado a recuperar de uma lesão.

Com o Zé Tó e o Heitor no inicio
do treino, com 5ºC.


O treino era de 28 Km's, planos, calmos, e até com algumas paragens para abastecimento.

Depois de uma primeira parte literalmente a rolar, o retorno foi num ritmo mais vivo, ainda assim sem sair do ritmo confortável.

Estava com 27,3 Km's, já com o carro à vista, quando uma dor aguda no gémeo esquerdo me fez parar. Foi de repente e sem nada o fazer prever, nem um aviso só para que pudesse estar à espera.

O resultado aparenta ser uma ruptura (ou micro-ruptura) muscular.

Mesmo com os tratamentos, o teste na véspera da São Silvestre de Lisboa não passou do aquecimento. Como tal, adeus São Silvestres.
Apesar de ainda estar a fazer tratamento, hoje não tenho qualquer dor. Mas não vou arriscar em ir à São Silvestre da Amadora e vou deixar as São Silvestres para 2015. Sevilha é "O" objectivo e tudo vai girar à volta disso até ao próximo dia 22 de Fevereiro.

Como tal desejo-vos um excelente 2015, com muitos €'s para ténis novos e sem lesões.

Fui...

 
 
 

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL!

É antigo, gostei quando foi feito e continuo a gostar. Boas festas!

 


E corram...

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

15º Treino Solidário Correr Lisboa

https://www.facebook.com/events/1475369056059757/
 
28 de Dezembro | 16h30 | Pista Atletismo Prof. Moniz Pereira
15º Treino Solidário + Convívio S. Silvestre (comes & bebes)

Venham correr (10km ou 5km) ou caminhar (3km), tragam donativos para ajudar a Paróquia da Sagrada Família da Pontinha e tragam também "comes & bebes" para fazermos um lanche convívio no final do treino e brindarmos a 2015!
O grupo de Ação Social da Paróquia da Sagrada Família da Pontinha luta diariamente com a escassez de meios para fazer face às solicitações que lhes são feitas por parte da comunidade. O grupo distribue alimentos por muitas famílias carenciadas, que necessitam ajuda.
A participação no 15º Treino Solidário Correr Lisboa é gratuita mas pedimos a todos que colaborem e tragam ben...s alimentares (arroz, massa, feijão, grão, açúcar, conservas, leite, óleo, azeite, etc.) para juntos ajudarmos quem mais necessita.
No final do treino queremos fazer um Lanche Convívio com todos os participantes e para isso pedimos a todos que levem “comes & bebes” para partilharmos entre todos e juntos brindarmos a 2015!

Este treino conta com o apoio da Adidas, da Câmara Municipal de Lisboa, da Powerade e da Vimeiro.

Agenda:
16h30 – Boas vindas e entrega dos bens alimentares à Paróquia da Sagrada Família
17h00 – Aquecimento
17h15 – Partida do treino de 10Km/ 5km/ 3km
18h15 – Alongamentos
18h30 – Lanche convívio
20h00 – Despedidas

Inscrições: http://www.correrlisboa.com/inscricao.html

Juntos vamos pôr Lisboa a correr! Juntos vamos correr para ajudar!

 
 



quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

II Meia-Maratona dos Descobrimentos


Não estava previsto participar nesta prova mas caiu-me uma inscrição "no colo" e eu aproveitei com muito agrado.
Em função da minha performance na última meia-maratona na Nazaré, o objectivo único era sub-1h35m.
O grupo inicial (foto: Correr Lisboa).
Arrojado, sem dúvida, mas possível. Mas ainda não interiorizei que consigo fazer meias-maratonas num ritmo médio inferior a 4:30 min/Km.
No entanto, nesta prova em particular, podia deixar este objectivo de lado optando por outras variáveis, mas alguns imprevistos deixaram-me livre para fazer a minha prova.

Depois dos afazeres habituais, fotos e afins, partimos um grupo de "Vicentes" com a ideia de nos mantermos juntos o mais tempo possível.
Durou até cerca dos 7 Km's, altura em que o Tiago se ressentiu de uma lesão e abrandou o ritmo.

Já no último Km (foto:
Fernanda Silva).
Depois, por várias razões, o grupo foi-se dispersando, ficando só eu e o Miguel, que já tinha feito a prova de 10 Km's e agora vinha dar uma ajuda. E que bela ajuda.

O ritmo mantinha-se abaixo dos 4:30 min/Km e, apesar de algum vento contra, as pernas iam reagindo bem. E a baixa temperatura que se fazia sentir também ajudava a que a performance fosse a ideal.
Perto do retorno em St. Apolónia veio a altura que nas provas de ida-e-volta eu mais gosto, o cruzamento com outros atletas, principalmente os conhecidos. Parece que ajuda o tempo a passar sem sentir o cansaço.

No abastecimento dos 15 Km's perdi o Miguel, literalmente. Seria uma jornada "a solo" até ao final.
Na meta (foto:
Running Photography).
Não sei se com a preocupação de não saber do Miguel ou se também pelo cansaço acumulado, o certo é que tive uma ligeira quebra que me levou a perder alguns segundos por quilómetro.
Mas aos 18 Km's tudo se normalizou e consegui recuperar o ritmo, conseguindo mesmo acelerar nos
últimos 2 Km's.

Cortei a meta com o tempo oficial de 1h36m07s mas com o tempo real de prova de 1h34m46s, uma nova melhor marca para a distância.
Infelizmente um problema com o controlo de chip à partida impossibilitou haverem resultados reais de chip, sendo esta a única "falha" que posso apontar a uma organização com nota positiva.
Mas, naturalmente, o tempo real não seria muito diferente do meu.

Alguns dos "Vicentes" presentes (foto: Correr Lisboa).

E agora?
Bem, agora vou tentar baixar minuto a minuto. E treinar, claro. Treinar bem!

Fui...



sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

TOCA A TODOS

Como é, vamos até lá?

Amanhã à tarde lá estaremos na Praça do Comércio, não a correr porque domingo há meia-maratona, mas a receber os atletas do Correr Lisboa (e não só) que vão partir do Parque das Nações.
Quem quiser fazer parte deste pelotão muito especial basta aparecer no Pavilhão de Portugal às 14:30h. Mais informações aqui.

O Correr Lisboa tem estado presente nesta "maratona", que já dura desde 4ª feira, com treinos diários no local, logo pelas 7:15h da matina. À valentes!





Podem seguir a transmissão aqui.
Apareçam!


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

1ª Corrida do Centenário da Aviação Militar

 
E esta, heim? Um relato sem atraso. Estou a voltar à forma antiga. ;)



Alguns dos "Vicentes" presentes.
Esta era uma daquelas provas que não podia faltar, não fosse eu um admirador quase fanático das máquinas voadoras.
Ponto de encontro, Base Aérea Nº1, Sintra.

E começou logo bem na inscrição, prova barata para os padrões praticados actualmente.
Depois dos procedimentos habituais de levantamento e distribuição de dorsais, fiz um rápido aquecimento, rápido demais, mas não pude deixar de dar uma volta pelo Museu do Ar antes da partida.


Com o Luís, ainda nos
primeiros quilómetros.
Bem posicionado à partida voltei (erradamente) a arrancar muito rápido e o primeiro quilómetro foi feito em 4m05s. Calmamente fui baixando o ritmo até ao meu habitual, até porque não conhecia o percurso mas sabia de alguns desníveis.
Estes desníveis começaram ainda dentro da Base com umas subidas que obrigavam a gerir o ritmo, gestão obrigatória em função do desgaste inicial.

Por volta dos 4,5 Km saímos da Base para uma volta pelas localidades vizinhas. Consegui manter a média perto dos 4:30 min/Km apesar das tais subidas que continuavam a aparecer.

Já no último quilómetro juntou-se o Pedro Cardoso que, num dia menos bom, acabou a prova comigo, ainda a tempo de me dar uma motivação adicional para um final forte.
A cortar a meta.
Cortei a meta com 44m20s, o que não deixou de me surpreender já que em determinadas alturas da prova pensei que não iria conseguir baixar dos 45 minutos, que era o único objectivo inicial.

Fiquei muito agradado com esta prova. A zona é fantástica, o valor da inscrição é bastante acessível, o percurso é diferente do habitual e não é monótono, tendo ainda algumas dificuldades para puxar pelo físico e a organização esteve à altura, quer na organização propriamente dita quer nas ofertas, com uns sacos bem recheados.
Espero que se repita.

Mais fotos do Correr Lisboa aqui.



Fui...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

14º Treino Solidário Correr Lisboa


Realizou-se no passado dia 22 de Novembro, na Pista Prof. Moniz Pereira, o 14º Treino Solidário Correr Lisboa. Fomos cerca de 200 malucos que saímos de casa num dia de algum frio e chuva para fazermos exercício físico e ajudar.

Donativos entregues.
Desta vez a instituição ajudada foi a CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo, que contou, como já é hábito nestes treinos, com a generosidade de todos.
Esta edição foi apadrinhada pela bem conhecida e simpática apresentadora da TVI, Isabel Silva.

Bruno Claro com o Dr. Jorge Máximo,
vereador da CML.
Além do habitual treino de corrida ou caminhada, este treino solidário foi também marcado por um momento histórico na evolução do Correr Lisboa, a divulgação pública e assinatura do Protocolo de Desenvolvimento Desportivo entre o Correr Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa. Mais uma prova de reconhecimento do bom trabalho que tem vindo a ser efectuado.

O treino iniciou-se com duas voltas na pista e depois saímos para o Parque Oeste (ou Parque Vale Grande) para umas voltas bem agradáveis.
Ainda nos cruzámos com os atletas em prova no Grande Prémio das Galinheiras.

O "staff" com a madrinha.


O pelotão para os 10 Km.
 Mais fotos do evento aqui.
Em breve será divulgado o 15º Treino Solidário. Fiquem atentos.

Fui...