sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Longão no Fim da Europa

Domingo foi dia de mais um GP Fim da Europa, já na sua 25ª edição.
Mas também era dia de treino longo.
Se os 17 Km's da prova eram curtos para treino longo, tornavam-se demais para que pudesse fazer o treino na véspera, ainda para mais com a dificuldade que o trajecto apresenta.
A decisão (a única possível) foi fácil de tomar, faz-se ida-e-volta e está resolvido.

No inicio da prova (foto:
De Sedentário a Maratonista)
O plano era deixar o carro na Azoia, fazer 15 Km's até à partida num ritmo médio perto dos 6'00'' /Km e fazer a prova, tentando não parar muito tempo antes da partida.

Às 8h30m arranquei da Azoia com o Zé Tó e o André, serra acima, para cerca de 4 Km's sempre a subir. Depois foi sempre a rolar dentro do ritmo previsto, sempre na conversa, com os quilómetros a passarem quase sem darmos por isso. O dia estava como gosto, sol e frio, o que também ajudou.

Mesmo com uma paragem "técnica" e um ligeiro engano no percurso, chegámos à partida 20 segundos antes do tiro, melhor era impossível.
Fizemos 15 Km's em 1h28m, num ritmo médio de 5'52'' /Km e já com cerca de 500D+. Nada mau.

Enquanto bebíamos uma água ouvimos o tiro. Deixámos todos passarem e arrancámos no fim do pelotão, eu e o Zé Tó, já que o André tinha o dorsal para a 2ª partida e ficou.

E lá continuámos o nosso treino, fomos subindo calmamente, a passar por vários amigos, umas palavras de ocasião e subindo. As pernas iam bem, sem se queixarem, que era o pretendido. 
E assim foi até ao "mítico" Km 10 e aquela subida que rebenta connosco.

Perto da meta, já custava
descer...
(foto: Running Photography)
Pouco antes tinha dito ao Zé Tó que não devia conseguir manter o passo de corrida na subida. Já ia com 25 Km's acumulados e já levava algum peso nas pernas.
No inicio perdi ritmo mas mantive o passo de corrida. O Zé Tó descolou e eu ia subindo como podia, olhos no chão para não pensar no topo da "parede" e para não ver todos os que caminhavam à minha volta, que eram quase todos. E consegui correr até ao cimo.

Agora era sempre a descer, 6 Km's que também moem e massacram. Mas ia bem e conseguimos até andar abaixo dos 4'30'' /Km.

Chegados ao Cabo da Roca deparamo-nos com uma surpresa, a meta não era no local habitual, o que obrigava a mais uma subida, curta mas dura, para terminar numa zona de algum empredrado e buracos, que nos obrigou a cuidados redobrados.

Terminei com 1h34m38s para os quase 17 Km's de prova, numa média 5'35'' /Km.

Com o Zé Tó quase na meta e quase com 32 Km's.
(foto: Organização)

Em relação ao treino, que era o importante, os números são impressionantes para o que é o meu normal. 3h02m36s para 32 Km's num ritmo médio de 5'42'' /Km e, aqui sim o impressionante, 1004D+ (valor Garmin). 
O total semanal foi de 79 Km's, o que para mim é um valor acima da minha zona de conforto.

Agora fica só a faltar um "longão" que será feito já amanhã e depois é contar os dias para o grande dia. OLÉ!

Fui...







8 comentários: