quarta-feira, 1 de julho de 2015

36ª Corrida das Fogueiras

Correr Lisboa nas Fogueiras.

Esta é talvez a melhor prova que já fiz, só comparável com a São Silvestre da Amadora.
Pelo 4º ano consecutivo (e sem nunca falhar desde que corro a sério) voltei a Peniche para a prova que mais gosto de fazer, seja por toda a envolvência, seja pela distância, seja pela dificuldade do percurso, seja por tudo junto.

"Vicente" desde pequenino. :)
Este ano fomos presenteados com um novo local de partida. Na minha opinião só veio melhorar a qualidade da prova já que fez desaparecer o afunilamento inicial. Como se não bastasse ainda foram introduzidas caixas de partida por tempo. Sem dúvida que melhorou e muito o processo de partida do pelotão.

Pessoalmente não ia com grandes expectativas. Como vem sendo hábito, esta prova encerra a minha época e seguem-se umas semanitas de paragem absoluta. Como tal tenho treinado pouco e "mal", o que se reflecte na minha condição física actual e no peso, há muito tempo que não passava a barreira dos 90 Kg, 92 Kg para ser mais preciso.
No entanto, como é hábito, iria dar o máximo. Realisticamente, achei que tentar baixar a 1h10m seria o objectivo possível. Todos os anos tenho melhorado o meu tempo e este ano iria tentar manter a tendência. 

Partida rápida, desde logo com a companhia do Heitor (até aos 5 Km's) e do Zé Tó. Até ao 6º Km consegui manter o ritmo sempre abaixo dos 4'30'' /Km mas a partir dos 6,5 Km's as dificuldades aumentaram. Era o inicio da subida para o Cabo Carvoeiro, cerca de 3,5 Km's quase sempre a subir.

Perto dos 5 Km's, ainda com o Zé Tó.
Tendo consciência da minha condição actual "tirei o pé". Perdi o Zé Tó mas não podia forçar e arriscar a faltarem as forças mais tarde. Fui subindo num ritmo que me pareceu confortável mas, o que é curioso, comparando com os anos anteriores, esta foi a minha subida mais rápida.
Talvez as fogueiras e o muito público (acho que mais que nos anos anteriores) tivessem dado alento extra para ignorar o esforço.

Depois de passar aos 5 Km's com pouco mais de 22 minutos, a passagem aos 10 Km's em cima dos 46 minutos mostrava a diferença de ritmo imposta pela subida. E seguiam-se mais 2 Km's de sobe-e-desce. Apesar de ir em bom ritmo não tinha força para muito mais e, apesar de vários incentivos de amigos que iam passando, não arrisquei em segui-los. Não me sentia com força para isso.

Está feita!
Quando já aproveitava a última descida para o embalo habitual nos últimos 2 Km's surge nova alteração de percurso. Este novo troço compensava os metros a menos em função do novo local de partida. Só que tinha ainda mais uma subida, cerca de 500 metros desconhecidos e não previstos. 
Lá os fiz como pude, recuperei o possível nos metros seguintes e embalei para a meta.

Não foi o final dos outros anos mas, apesar do desgaste, ainda fechei com bom ritmo.
Cortei a meta com 1h09m50s (tempo de chip), ritmo de 4'39'' /Km, retirando 1'19'' ao tempo do ano passado. Objectivo atingido! 

A organização esteve como é hábito, bem no topo. A alteração do local de partida e as caixas de partida por tempos ajudaram a melhorar, talvez, o único ponto sujeito a reparos.
E o povo de Peniche, bem ajudado pelos muitos visitantes, estiveram como é habitual, fantásticos!
Muito obrigado!

Salvo algum imprevisto de força maior, estarei sempre presente à partida da Corrida das Fogueiras... SEMPRE!!!



Mais fotos Correr Lisboa aqui.

Agora vou de férias, vão ser cerca de duas semanas de paragem total para recuperar física e mentalmente de uma época bem puxada. 
Voltarei à estrada a meio de Julho para, pouco depois, iniciar a preparação para a Maratona do Porto.

Fui...



4 comentários:

  1. Parabéns pela excelente prova e o desejo dumas óptimas e merecidas férias!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Campeão.
      Mas tu não pares, continua no embalo actual. ;)

      Abraço!

      Eliminar
  2. Parabéns!
    É uma grande prova, tive pena de não termos podido participar.
    Boas férias!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imperdoável!!!
      Que não se volte a repetir senão ainda chumbas por faltas. ;)

      Abraço!

      Eliminar