sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Longão no Fim da Europa

Domingo foi dia de mais um GP Fim da Europa, já na sua 25ª edição.
Mas também era dia de treino longo.
Se os 17 Km's da prova eram curtos para treino longo, tornavam-se demais para que pudesse fazer o treino na véspera, ainda para mais com a dificuldade que o trajecto apresenta.
A decisão (a única possível) foi fácil de tomar, faz-se ida-e-volta e está resolvido.

No inicio da prova (foto:
De Sedentário a Maratonista)
O plano era deixar o carro na Azoia, fazer 15 Km's até à partida num ritmo médio perto dos 6'00'' /Km e fazer a prova, tentando não parar muito tempo antes da partida.

Às 8h30m arranquei da Azoia com o Zé Tó e o André, serra acima, para cerca de 4 Km's sempre a subir. Depois foi sempre a rolar dentro do ritmo previsto, sempre na conversa, com os quilómetros a passarem quase sem darmos por isso. O dia estava como gosto, sol e frio, o que também ajudou.

Mesmo com uma paragem "técnica" e um ligeiro engano no percurso, chegámos à partida 20 segundos antes do tiro, melhor era impossível.
Fizemos 15 Km's em 1h28m, num ritmo médio de 5'52'' /Km e já com cerca de 500D+. Nada mau.

Enquanto bebíamos uma água ouvimos o tiro. Deixámos todos passarem e arrancámos no fim do pelotão, eu e o Zé Tó, já que o André tinha o dorsal para a 2ª partida e ficou.

E lá continuámos o nosso treino, fomos subindo calmamente, a passar por vários amigos, umas palavras de ocasião e subindo. As pernas iam bem, sem se queixarem, que era o pretendido. 
E assim foi até ao "mítico" Km 10 e aquela subida que rebenta connosco.

Perto da meta, já custava
descer...
(foto: Running Photography)
Pouco antes tinha dito ao Zé Tó que não devia conseguir manter o passo de corrida na subida. Já ia com 25 Km's acumulados e já levava algum peso nas pernas.
No inicio perdi ritmo mas mantive o passo de corrida. O Zé Tó descolou e eu ia subindo como podia, olhos no chão para não pensar no topo da "parede" e para não ver todos os que caminhavam à minha volta, que eram quase todos. E consegui correr até ao cimo.

Agora era sempre a descer, 6 Km's que também moem e massacram. Mas ia bem e conseguimos até andar abaixo dos 4'30'' /Km.

Chegados ao Cabo da Roca deparamo-nos com uma surpresa, a meta não era no local habitual, o que obrigava a mais uma subida, curta mas dura, para terminar numa zona de algum empredrado e buracos, que nos obrigou a cuidados redobrados.

Terminei com 1h34m38s para os quase 17 Km's de prova, numa média 5'35'' /Km.

Com o Zé Tó quase na meta e quase com 32 Km's.
(foto: Organização)

Em relação ao treino, que era o importante, os números são impressionantes para o que é o meu normal. 3h02m36s para 32 Km's num ritmo médio de 5'42'' /Km e, aqui sim o impressionante, 1004D+ (valor Garmin). 
O total semanal foi de 79 Km's, o que para mim é um valor acima da minha zona de conforto.

Agora fica só a faltar um "longão" que será feito já amanhã e depois é contar os dias para o grande dia. OLÉ!

Fui...







quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Faltam 30 dias... e um solidário!

Um mês, é o que falta para Sevilha, a minha primeira internacionalização atlética.
A preparação continua quase perfeita, não havendo qualquer sinal da lesão. Mas sinto a paragem, o que é normal. 
Siga...

No próximo sábado vai haver mais um treino solidário Correr Lisboa.
Desta vez o padrinho do evento é o simpático actor Miguel Costa e a instituição que iremos ajudar é o Banco do Bébé.

A participação é gratuita mas deverá ser feita inscrição. Basta seguir este link, onde poderão também saber todos os pormenores do evento bem como os bens que devem doar.

Apareçam...




segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

No bom caminho para Sevilha

Finalmente parece que posso dizê-lo com convicção, as coisas voltaram à normalidade.

Depois do regresso pós-lesão documentado no último post, a semana passada estava prevista ser uma semana rolante, sem grandes aventuras. Mas o que é facto é que "a ocasião faz o ladrão".
As últimas semanas, do 8 ao 80.

Depois do treino do Correr Lisboa na 3ª feira (já viram o novo site?), surgiu a oportunidade de fazer um treino ligeiro no Monsanto com o Adelino e o Bruno. Mas há treinos ligeiros no Monsanto? NÃO!

Quase totalmente em alcatrão, acabei por fazer 17 Km's e sem qualquer vestígio da lesão.

Na 5ª feira voltei ao conforto rolante no Geriátrico das 5ªs feiras e a semana útil estava feita, ficando só a faltar o longo de domingo. Ou não...

6ª feira apareceu a oportunidade de acompanhar a Marta numa ida à pista da Sobreda. Ela ia fazer uns intervalados e eu iria rolar. Só que após o primeiro intervalado dela, o bichinho falou mais alto e resolvi acompanhá-la em 3 das 4 repetições que lhe faltavam. Acabei por fazer as 4, 4x 1000m a 4'20''. E que bem que soube.

Sobreda => Charneca da Caparica =>
Trafaria => Cova do Vapor =>
Costa da Caparica
Sábado não saí do sofá mas domingo era dia de longo.
O plano de treinos mandava 1h30m em ritmo calmo mais 1h em ritmo de maratona. E nem o diluvio nocturno me tirou a disposição.

Não estava à espera de cumprir o treino à risca, para mim já era bom fazer as 2h30m relativamente bem, pondo de parte os 60 minutos mais rápidos.

Apesar do inicio ter algumas subidas, não foi coisa que interferisse muito com o tal ritmo calmo que impus, a rondar os 5'30'' /Km.
Os quilómetros iam passando mas o desgaste estava nos padrões normais, nunca tendo qualquer indicio de quebra relacionado com a paragem.

Perto dos 17 Km's chego então à 1h30m de treino. Sentia-me bem e resolvi avançar com os tais 60 minutos mais rápidos. Iria até aguentar.
Aumentei o ritmo para perto dos 5' /Km e fui andando... até ao fim.

Cheguei às 2h30m  do treino com cerca de 28,6 Km e com uma média de 5'14'' /Km.
Um óptimo treino.

A evolução por quilómetro.

Esta semana há Fim da Europa, mas também há treino longo, 3 horas.
Esta prova é daquelas que eu tento não falhar mas também é daquelas que não me permite fazer um treino longo na véspera e depois chegar à prova minimamente bem. E agora?
Fácil, faz-se o Fim da Europa em versão "ida-e-volta". Problema resolvido.

Mais novidades na próxima semana.

Fui...




segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Parece que estou de volta!

Depois da lesão a 21 de Dezembro e de várias "falsas partidas", parece que é desta.
Na passada 3ª feira fiz mais um teste que, caso não corresse minimamente bem, seria o "clique" para avançar com um tratamento mais a sério. Mas até nem correu mal.
 
Após um aquecimento um pouco mais intenso que o normal, comecei a correr num ritmo bem bem lento. Tudo estava bem excepto a cabeça. O medo era muito, até porque a dor no gémeo, como já expliquei antes, aparecia do nada, de uma passada para a outra.
 
Resolvi intercalar a corrida com marcha e fiz 3x 1000m c/ 500m marcha rápida. Apetecia-me mais mas o receio era mais que muito. Parei ao fim de 4 Km, sem dores.
Apesar de não ter dores continuei o processo de tratamento para prevenir uma eventual recaída.
 

Após mais um dia de descanso, voltei à estrada na 5ª feira, no já habitual Treino Geriátrico das 5ªs feiras no Parque das Nações (no final irei explicar estes treinos).
Como ia com companhia a questão mental foi mais facilmente contornada mas até ao 3º Km confesso que não ia tranquilo.
O ritmo já foi menos lento mas continuei a sentir-me bem e sem qualquer dor. No final dos 8 Km's do treino estava radiante.
 
Na 6ª feira voltei a descansar para no sábado tentar um treino já mais exigente.
Depois de 2 Km's a testar o físico, arranquei em direcção à Pista Municipal de Atletismo da Sobreda, bem perto de casa.
Foram pouco mais de 4 Km's numa pista de óptima qualidade, deserta e gratuita. Não se pode pedir mais.
O ritmo voltou a aumentar apesar de manter uma altimetria quase nula.
Após as 10 voltas à pista voltei a casa quase com a certeza de estar tudo bem com o gémeo.
 
E chegou domingo, dia de treino longo. Nesta fase achei que 15 Km's era longo o suficiente.
Pensei num ritmo a rondar os 5:30 min/Km e incluir algumas subidas.
 
Uma vez mais tudo correu na perfeição, sem nenhum sintoma da lesão e com a cabeça a esquecer-se facilmente do calvário das últimas três semanas.
Depois de andar por Almada, Cova da Piedade, Parque da Paz e Almada Fórum, acabei o treino com 16 Km's de pura satisfação.
 
Esta semana vou parar definitivamente com os tratamentos e voltar à rotina, ainda sem treinos específicos, mas com a ideia de recuperar os quilómetros perdidos. Quero tentar chegar ao fim-de-semana com cerca de 30 a 40 Km's e fazer um longo na casa dos 25 Km.
Na próxima semana espero já introduzir alguns treinos específicos, para depois terminar a semana em grande com um Fim da Europa em versão ida-e-volta.
Vamos ver se este período parado não afectou muito o trabalho já efectuado nem o que tinha previsto para Sevilha.
 
E "prontos", está actualizado o estado físico aqui do menino, esperando que assim se mantenha.
 
Voltando então um pouco atrás, o Treino Geriátrico das 5ªs feiras são treinos em paralelo com os "Treinos Correr Lisboa só para mulheres!" (meninas apareçam!), mas sem misturas. As meninas vão à vida delas e os maridos/namorados/amigos vão ocupar o tempo a... correr, claro está.
 
Fui...
 
 

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

(mais um) Resumo de 2014

Não foi mauzito o ano que passou, apesar da Maratona de Lisboa não ter corrido nada bem e ter acabado o ano lesionado. Mas são os ossos do oficio.

Foram mais de 2.500 Km (mais 10% que em 2013) e 24 provas. 
Melhorei os meus melhores tempos aos 10 Km, 15 Km e à meia-maratona... alguns várias vezes.

O Correr Lisboa continua em força, cada vez com mais projectos, cada vez com mais atletas, cada vez com mais gente nova que sai do sofá para ir correr para a chuva e para o frio.

2015 começou com a recuperação da lesão, que parece estar no bom caminho. Esta semana vou tentar perceber se está mesmo tudo OK para voltar à carga na próxima semana. Caso ainda não consiga vou ter que equacionar uma abordagem mais radical e consultar um especialista.

Como objectivos para 2015, para já só dois, Maratona de Sevilha e Maratona do Porto. O resto vai ao sabor das possibilidades, mas gostava de continuar a melhorar tempos. A ver vamos...

Bom ano a todos. 
Vamos cruzar-nos por aí, de certeza. ;)

Fui...